O grande mito da Fibra Óptica

Muito se fala por ai, que fibra óptica é perfeita e que não sofre nenhum tipo de interferência, mas até onde isso é verdade e até onde isso é MITO?

Nos últimos anos tenho girado todo Brasil e percebi o quanto esse MITO tem influenciado na infraestrutura óptica das redes de Telecomunicações.

Uma das grandes vantagens em se ter uma rede óptica é sem duvida a ausência de interferência eletromagnética externa, porém isso não significa que ela não sofre nenhum tipo de interferência interna e que funciona sempre 100%.

A ausência de interferência externa se da somente a fatores eletromagnéticos, ou seja, raios, energia elétrica, ondas microondas, etc… não Influenciam no seu funcionamento.

Porém a fibra continua refém de problemas de fabricação, má utilização dos técnicos e usuários, interferências Internas causadas por Reflexão entre vários outros problemas.

Alias, elas sofre muito mais problemas de má utilização que outras tecnologias mais simples, como cabo de cobre por exemplo.

 

Então, nada de achar que fibra óptica sempre funciona 100% e que está tudo certinho, lembre-se, estamos entrando na era da informação, e uma rede óptica que entrega 5mb a 10mb de banda sem problemas, pode ter sérios problemas para chegar a 100mb.

#FiberRevolution

P.P