#FiberRevolution, bem vindo a Era Pós-digital

Bem vindo a Era Pós-Digital

 

Opa, pera ai?

Era-pós digital?

Isso aqui é um Blog sobre fibra óptica ou sobre futuro?

Na verdade OS DOIS.

Sempre em meus treinamentos eu busco fazer uma pequena introdução sobre o que ta acontecendo no mundo e como essas mudanças vão impactar o mercado de telecomunicações, e não é por nada que eu falo isso. Poucos sabem, mas o mercado de telecomunicações é um dos principais responsáveis pelas drásticas mudanças que estão acontecendo em todo mundo, você já percebeu elas né?

Bom, vale a pena dar uma olhadinha no que esta acontecendo.

Algo muito interessante esta acontecendo

Interessante né, mas o que todas essas empresas tem em comum?

Todas novas Startups buscam utilizar a internet como seu principal meio de acesso ao cliente final. 

A internet aos poucos deixou de ser uma simples ferramenta de informação, ela passou a fazer parte da vida das pessoas. O novo usuário não utiliza a internet para “navegar” na WEB, ele utiliza a internet por que existem milhões de aplicações que só funcionam se estiver ONLINE. Aliás, ONLINE é o novo termo utilizado para os novos usuários de internet.

Isso muda toda nossa percepção do que é internet, o usuário não quer mais ficar sem internet nem por um minuto, na verdade, ele não pode ficar sem internet nem por um minuto, pois todas suas aplicações de negócios, lazer, educação entre outras estão, ou vão estar online.

E é aqui que entra a era pós-digital, a presença do mundo digital é tão ampla e tão onipresente que muitas vezes nem percebemos ela, acabamos percebendo somente quando ficamos sem. É como luz ou água, é tão comum em nossas vidas que nem percebemos o quanto estamos inseridos nela.

“Nós não estamos vivendo uma era de

mudanças, estamos vivendo uma mudança de era.”

Saiba mais sobre Era Pós-Digital

Essa simples troca de jogo de palavras muda todo contexto de uma estratégia de longo prazo.

Estamos entrando em uma NOVA ERA e vamos ser condicionados a ela, queira você ou não.

“A preocupação dos investidores em relação à

ameaça das novas tecnologias é exagerada”.

Relatório para investidores da BlockBuster em 1999.

Não sabe quem é BlockBuster? Melhor olhar isso aqui.

Ok, ok, entendi, mas o que que isso tem a ver com telecomunicações e fibra óptica?

Praticamente tudo, mas vamos começar pelo Básico, e o básico se chama, Alocação de Banda.

Um dos maiores problemas que a era pós-digital traz junto de si é a rápida evolução tecnológica. Enquanto não estávamos inteiramente inseridos no mundo digital, não sofríamos tanto esse impacto, porém agora estamos cada vez sofrendo mais com isso.

Evolução exponencial banda internet

Basicamente a tecnologia evolui de forma exponencial (explicada pela lei de More). A cada 18 meses a tecnologia dobra de capacidade e diminui pela metade o custo de fabricação, em telecomunicações isso quer dizer que a cada 18 Meses teremos que ofertar o dobro de banda para nossos usuários.

Gráfico do PTT de São Paulo.

Yearly

Resumindo, quanto mais entrarmos na Era Pós-Digital, mais banda teremos que entregar para nossos clientes. E isso é somente a pontinha do IceBerg.

A era dos vídeos.

Muitas empresas não conseguem entender por que esse aumento de banda é tão alto, eles até entendem o conceito da Lei de More, mas não sabem o por que temos necessidade de planos com bandas tão altas.

A nova era, leva todas as informações para o mundo virtual, inclusive Vídeos, e é esse o ponto mais critico do aumento de banda.

O Futuro da TV está ameaçado pelas novas tecnologias e basicamente é ele que está aumentando tanto a necessidade de consumo de banda.

Por ora, encerraremos o post por aqui. Se você ficou interessado por esse conteúdo, fique de olho, pois em breve lançaremos um material COMPLETO sobre Ultra Banda Larga e como fazer para entregar planos de 50 a 100MB para seus clientes.

Conclusão

Na prática o reflexo que enfrentaremos no dia dia são planos de altíssima largura de banda ou o que estamos chamando de Ultra Banda Larga, com planos de 50Mb a 100Mb.

Muitas empresas acreditam que por estarem em regiões Interioranas, não vão precisar entregar planos Ultra Banda Larga, pois estão longe dos grandes centros e é ai que mora o perigo.

O mundo virtual não possui limite geográfico logo a mesma informação que gira em São Paulo, gira também em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso ou qualquer outra região do País.

Se você não acredita, confira os planos deste ISP de Rondônia, eu disse, RONDÔNIA.

Confira os Planos aqui.

Se você ainda não entrega planos Ultra banda Larga, é muito importante ir se acostumando com a ideia por que logo alguém vai oferecer na sua cidade.

Até o próximo post.

P.P