A diferença entre venda Ativa e venda Passiva para provedores de Internet

No seu ISP, você é COMPRADO pelos seus clientes, ou você tem um departamento de VENDAS ATIVA, onde você encontra os seus clientes?

Neste artigo, você entenderá a diferença entre uma venda passiva, na qual os clientes solicitam os serviços do seu ISP, e uma venda ativa, onde seu time de vendas atua fortemente em converter um contato através de algum meio de comunicação em um cliente da base do seu ISP.

Separamos também um vídeo, onde abordamos 3 dicas para aumentar o ticket médio do seu ISP, confira abaixo:

Desde o inicio dos provedores Regionais no Brasil, a grande maioria dos ISP´s não possuíam uma equipe de vendas altamente qualificada para trabalhar com a venda ativa, e isso não era um problema, logo que a demanda de internet era tão grande, que mesmo sem Marketing e Vendas muitos ISP´s não davam conta das instalações.

O grande problema é que esse mundo não existe mais, estamos em plena mudança de ERA e hoje mais de 70% dos usuários já possuem algum tipo de acesso à internet e a quantidade de Provedores e Tipos de conexão à Internet aumentam cada dia mais.

GatoNet, 4G, ADSL, Fibra, Rádio, Satélite, etc…

Há internet para todos os gostos e tipos de usuários, e para tentar competir com tantas formas diferentes de conexão, muitos ISP´s estão rasgando a sua Margem e levando os preços a níveis impraticáveis.

Isso não necessariamente é culpa dos ISP´s, em sua grande maioria os Donos são Técnicos e não possuem conhecimento avançado em vendas, além disso, praticamente não existe mão de obra qualificada para time de vendas no segmento de Internet.

                O que fazer então?

Rasgar o preço é uma prática nada sustentável e que a longo prazo pode causar o fim de um ISP.

A melhor saída para esse cenário, é buscar o cliente Ideal de forma ativa e ter um time de vendas que seja capaz de Ensinar e Convencer um cliente dos diferenciais que o ISP possui em cima da concorrência.

Essa equipe tem que estar armada de Conhecimentos sobre os serviços fornecidos pelo ISP, além de conhecer técnicas de venda e gatilhos de persuasão que levem o cliente a pagar mais por uma internet de maior qualidade.

Para otimizar ainda mais as vendas, é importante que exista um time completo, com conhecimento equalizado, que atue de forma passiva e ativa no CallCenter, Venda Externa e o Atendimento no Balcão.

Para finalizar é importante entender que vender mais nem sempre está ligado a preços baixos, mas sim, encontrar os clientes certos e que ainda não sabem o como a sua Internet pode acabar com os problemas de conexão que eles possuem.

Lembre-se, os clientes não são técnicos, eles não sabem como a Internet funciona e é papel dos vendedores ensinarem aos Clientes dos diferenciais do seu ISP.